A Vida é Agora!
Ter de mudar pode ser a oportunidade da sua vida. Aproveite-a!
O Futuro constrói-se hoje!
Desafie-se, cresça e supere-se!


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Poder de Lagartar

O que é o Poder de Lagartar?
Não será um super poder mas é um poder extraordinário. É, no mínimo, renovador e revelador.
Durante as minhas habituais caminhadas, ao longo dos passadiços marítimos, principalmente quando o sol é um sol de Outono ou de Inverno, quando aparece depois de alguns dias mais húmidos, por vezes depois de chuva, sou surpreendida – eu diria “presenteada” - com a presença de  alguns habitantes rasteiros, os lagartos, as sardanitas, os sardões, … muito serenos e felizes a desfrutar do calor e da luz do sol.
Quando isso acontece, dou por mim a interrogar-me, várias vezes, sobre qual será a sensação de ali estar, sobre uma pedra,    na protecção de algum arbusto, em silêncio, só a sentir o sol.
De tantas vezes que assisti a esta realidade e de tantas vezes que surgiram as mesmas perguntas, resolvi experimentar.
Escolhi uma pedra “confortável”, viradinha ao sol, ali pelas duas horas da tarde, já depois de este a ter inundado de uma boa dose dos seus raios e deitei-me.
Naturalmente, fui abrandando a respiração, fui-me concentrando no momento, sentindo o calor que me invadia todo o corpo, quer pela força dos raios solares quer pela temperatura erradiada pela pedra e percebi:
“É isto!”
Durante cerca de meia hora ali fiquei, a saborear aquela faceta de lagarta ao sol, meia hora que me trouxe serenidade e a possibilidade de estar apenas comigo, apenas de SER. Ao mesmo tempo, ganhei uma energia redobrada que levei para vários dias. Foi um poder acrescido para enfrentar dias mais cinzentos ou horas mais longas. 
Aconselho a experiência. E se não houver pedra, que seja a areia, um banco no jardim, uma relva macia, … apenas uma oportunidade para se permitir lagartar.
As nossas rotinas são, na maior parte das vezes, muito limitadoras, impedindo-nos de sentir pequenos prazeres, tão simples e fáceis de obter. Os resultados são extraordinários.
Se pensarmos no que é meia hora roubada durante a semana para fazer algo simples – como lagartar, por exemplo – perceberemos que, afinal, os benefícios são extraordinários e aquela meia hora roubada nem fez tanta falta assim à nossa rotina.
A paragem é necessária. Faz bem. Permite reflectir, ver, ver mais claro.
Por isso, lagartemos de vez em quando!

1 comentário:

Have fun disse...

I stop to 'lizard' many times and it is always a revelation. To linger after a day or a week is a good way to renovate the batteries.